Base de Conhecimento

Conheça mais sobre nossos tecidos.

A ETNO BOTANICA adota a agricultura familiar como base de sustentação de toda a produção de suas fibras têxteis sejam elas de origem vegetal: – algodão orgânico, linho e cânhamo; 

E também as fibras de origem animal: lãs especiais e seda natural.

Visa a construção de cadeias produtivas de cada uma das matérias-primas que desenvolve e trabalha, sejam elas de origem cultivada ou obtida a partir da criação de bichos da seda e ovinocultura em base a fontes renováveis, seguindo normas e critérios da agricultura biológica. Trabalho que vem sendo realizado a mais de 20 anos em conjunto a cooperativas e associações de pequenos agricultores que habitam os Campos do Sul, o Cerrado, a Amazônia e o Sertão Brasileiro. 

Junto a diversas cooperativas e associações de Agricultores Familiares no Brasil, a ETNO BOTÂNICA fomenta o cultivo de algodão orgânico e de outras fibras de origem vegetal, como o linho, o rami e o cânhamo – viabiliza a industrialização destas, como a pluma de algodão que é cultivada e colhida a mão, em escala humana – E assim oferecer ao mercado têxtil – fios, tecidos planos e malhas para os clientes mais exigentes do segmento de vestuário, decoração e moda.

Oferece linha de tecidos em Seda Natural e tecidos planos de composição mista em base a urdume de seda, em composição com microfibras celulósicas sustentáveis: Modal® e Tencel®. 

Algodão Maduro 031

Entre os tipos de tecidos oferecidos pela ETNO Botânica ao mercado, estão:

Malhas em 100% Algodão Orgânico:

– Malha Jersey (1/2 Malha) em fios Ne 30/1 e Ne 40/1 Penteados

– Malha Ribana (Rib para Gola e Punho) em fio Ne 30/1 e Ne 40/1 Penteados

– Malha Suedine (interlock) em fio Ne 40/1 Penteado.

– Malha canelada com elastano e Moletom com 10% de fibra PET

 

– Tecido Plano leve do tipo Cambraia, Tricoline em fio Ne 50/1 e 60/1 Penteados

– Tecido Canvas com diferentes acabamentos (flanelado, stone washed)

– Tecido em Sarjas 2×1 e 3×1 – em duas Gramaturas 7 e 9 Oz

– Tecidos em texturas e relevos diferenciados (veludo e piquet)

– Lonita em Tela com fio Ne 12/1 Cardado Urdume e Trama

Tecido Plano em composição mista com Seda Natural e fibra de Cânhamo 

– Seda com Modal® e Tencel® – Tecidos leves com gramaturas de 90g a 150g/metro linear

– Cânhamo com Algodão e Modal® – em diferentes Gramaturas 125 e  200 g/m2

Malhas em 100% Cânhamo e mistas com Algodão Orgânico ou Modal®:

– Malha Jersey (1/2 Malha) em fios Ne 30/1 e Ne 40/1 Penteados

– Malha Suedine (interlock) com elastano

Malhas em 100% Poliamida Biodegradável 

– Malha Jersey (1/2 Malha) em fios Ne 30/1 e Ne 40/1 Penteados

– Malha Suedine (interlock) com elastano e Moletom

Tecido Plano em 100% Seda Natural

– Sedas: Voil, Crepe de Chine, Crepe Giorgette, Palha de Seda e Satin (cetim)

Consulte as gramaturas disponíveis em estoque.

Podemos fabricar sedas especificas mediante programação e pedidos antecipados.

Tecido Plano em 100% Linho 

– Linhos em duas gramaturas: Uma mais leve do tipo Cambraia para camisa de verão; 

– E outra mais pesada 100% Linho para confecção de calças, bermudas e blazers.

Fornecemos Cartela dos Tecidos mediante pagamento antecipado, informe seu CEP junto a sua solicitação para cálculo de custo do envio das cartelas por SEDEX.

ETNO Botânica - Matérias-Primas & Sustentabilidade

O Programa de produção de Algodão Orgânico desenvolvido pela ETNO Botânica, promove a inclusão social ao incentivar a organização de pequenos produtores rurais em associações e cooperativas, viabiliza os processos de produção, logística e comercialização de cada safra. Ao aderir ao Programa o produtor orgânico agrega valor a sua produção e propriedade rural, resultando na melhoria de sua qualidade de vida e renda. Ao atualizar o registro de sua propriedade rural e participar ativamente no beneficiamento de sua produção, o agricultor familiar passa a ter acesso aos programas de incentivo agrícola como o PRONAF/Orgânico do Governo Federal.

 

O plantio de matérias-primas, como o algodão orgânico e as plantas tintoriais, incentivadas pelo Programa de Produção Orgânica desenvolvido pela ETNO Botânica, junto à agricultura familiar brasileira, apresentam-se como uma excelente opção para a diversificação da pequena propriedade rural. Outras culturas como a anileira, fonte de índigo natural (pigmento azul de origem vegetal), e as culturas de inverno como a alfafa, aveia e trigo, fontes de clorofila (pigmento verde), o açafrão-da-terra, o urucum complementam o conjunto de ações sustentáveis estratégicas e comerciais do programa ao criar um elo entre o trabalho de agricultores familiares e o desejo dos consumidores por roupas coloridas por processos “eco-friendly” em 100% algodão orgânico.

Com estas ações o Programa Orgânico desenvolvido pela ETNO Botânica, faz a ponte entre dois universos, ao oferecer para o mercado de moda fios e tecidos produzidos com algodão orgânico e ao estimular a agricultura familiar na produção de plantas tintoriais gerando novas oportunidades e a geração de renda. Ao promover o desenvolvimento local e garantir a sustentabilidade em todos os elos de sua cadeia produtiva, a ETNO Botânica visa possibilitar a oferta para o consumidor consciente de produtos têxteis, que o permite colaborar ativamente com a redução dos problemas ambientais e sociais no Brasil.

Algodão Orgânico:

A produção de algodão no continente Americano é tão antiga quanto as lendas e mitos indígenas pré-colombianos sobre esta planta, que desde tempos remotos cresce espontaneamente em nosso continente. No final do século XX com o grande desenvolvimento da agricultura extensiva, a cotonicultura de subsistência existente na região nordeste, sudoeste e sul do Brasil sofreu graves consequências com o surgimento de pragas como o bicudo, cedendo lugar a produção em alta escala com controle químico. 

Como consequência, o Cerrado brasileiro passou a ser ocupado por monoculturas de grandes extensões onde o uso indiscriminado de agrotóxicos e desfolhantes químicos, possibilitou a colheita mecanizada reduzindo fortemente a oferta de trabalho no campo, trazendo sérios problemas sociais e ambientais às regiões produtoras. O algodão convencional passou a ser uma commodity no mercado mundial e, desde então, o cultivo de algodão em pequena escala, sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos, bem como sua colheita manual foram praticamente extintos.

O Programa Orgânico desenvolvido pela ETNO Botânica, em parceria com associações de pequenos produtores orgânicos do Cerrado Brasileiro e interior dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará fomenta a produção de algodão orgânico em escala humana, estimula o sistema de colheita manual e valoriza a pequena propriedade. O algodão orgânico produzido em parceria com estes pequenos agricultores é utilizado na produção de fios 100% algodão orgânico em malhas, tecidos planos e Índigo denim. Esta iniciativa insere a agricultura orgânica no mercado da moda e permite oferecer ao consumidor final um produto socialmente justo e ecologicamente correto.

Procedência dos nossos tecidos.

Tecidos em 100% Algodão Orgânico

Nossa empresa desenvolve no Brasil toda a Cadeia de Produção para os tecidos produzidos com os fios dos títulos Ne 12/1 até Ne 30/1. Sejam eles para a produção das malhas e/ou tecidos planos.

Nossa Cadeia de Suprimentos inclui Associações de Pequenos Agricultores (agricultura familiar), Cooperativas onde o Algodão é classificado, descaroçado e enfardado. E depois segue para a fiação e posterior tecelagem. A certificação da pluma de origem nacional é realizada pelo IBD Certificações.

Porém … A qualidade da pluma do Algodão Orgânico nacional, não permite a produção de fios finos penteados.

Desta forma, para os tecidos produzidos com fios mais finos (Ne 40/1 ; 50/1 e 60/1), importamos os fios com certificação GOTS – Origem: Perú ou Índia. A partir da importação e/ou produção destes fios …

Todos os tecidos 100% Algodão Orgânico e suas misturas com outras fibras sustentáveis são fabricados no Brasil, mesmo os elaborados a partir de fios importados.

Tecidos 100% Linho 

Seguindo a mesma linha de processo produtivo, importamos a fibra de linho da Polônia,

de produtores de sementes de Linho que adotam sistema de agricultura biológica.

E os processos de industrialização (Fiação e Tecelagem) são realizados no Brasil.

Podemos fornecer tecido de linho com certificação orgânica, mas para este fornecimento a quantidade precisa ser elevada.

Acima de 1.000 Kg (1.0 TON) – a partir desta quantidade todas as operações e inspeções (necessárias a certificação) se torna viável.

Produzimos 02 títulos de fios de linho, o mais fino utilizado na fabricação da Cambraia e o mais grosso para o Canvas.

Tecidos 100% Seda

Todos os nossos tecidos de seda são 100% brasileiros. 

Desde o plantio das amoreiras, a produção dos casulos, fiação e tecelagem ocorrem no Brasil.

Como o bicho-da-seda é uma lagarta (inseto) no cultivo das amoreiras (cujas folhas são o seu único alimento), 

não são utilizados nenhum tipo de químicos nocivos (caso exista contaminação os bichos da seda não produzem os casulos), 

E esta produção é realizada por pequenos agricultores que cultivam as amoreiras e alimentam os bichos-da-seda, Estes pequenos agricultores (a maioria descendentes de japoneses) adotam sistema de agricultura zen-budista (agroecologia).

A ETNO Botânica compra os fios de seda de Cooperativas que industrializam os casulos produzidos por estas famílias, e fabricamos os tecidos no Brasil.  

Tecidos 100% Cânhamo e Mistos

O cultivo de cânhamo para extração de fibra têxtil, nada tem a ver com a planta cultivada para produção de “maconha” (Canabis sativa). Tratam-se de outras espécies do gênero Canabis ssp. 

Para a produção de fibras têxteis são cultivadas as espécies: Canabis indica e Canabis ruderalis – ambas com baixíssimo teor de THC (0,2%).

Da mesma forma importamos a fibra de Cânhamo da China (onde o cultivo destas espécies é permitido), para a fabricação dos fios e tecidos que possuem composição em 100% Cânhamo e mistos com esta fibra. Para estes tanto a fiação quanto a tecelagem são realizadas no Brasil.

Tecidos 100% Modal // Tencel e mistos

A ETNO Botânica oferece ao mercado linha de tecidos mistos que contém em sua composição as fibras Tencel® (origem Eucalipto reflorestado) e Modal® (origem Faia reflorestada). Tecidos que contém estas fibras tanto em mistura intima, quanto em composições contendo fios diferentes nas combinações: Tencel/Algodão Orgânico; Seda/Modal, Cânhamo/Tencel e 100% Modal® 

Estas duas fibras de origem vegetal, são artificiais (fabricadas pelo homem) a partir da celulose de origem vegetal. A empresa europeia Lenzing é a fabricante destas duas fibras consideradas ecológicas.

INOVAÇÃO & SUSTENTABILIDADE NOS ACABAMENTOS DOS TECIDOS

VEGETALIZAÇÃO DAS FORMULAÇÕES 

Desde 2002, a ETNO Botânica realiza pesquisas para “vegetalização” de todas as formulações de seus produtos (tintas para estamparia, corantes naturais e auxiliares têxteis), desta forma, vem substituindo todas as matérias-primas de origem animal ou sintética por matérias-primas de origem vegetal. 

Além de trazer toque suave e ação emoliente, estes ingredientes vegetais são provenientes de

fontes renováveis e, desta forma, sua extração respeita o ritmo de reposição da natureza, 

sem pressionar as reservas naturais do planeta, levando em conta as necessidades das gerações futuras. Um dos exemplos de vegetalização de formulações é do amaciante Nature Soft NAT®, 

que desde 2005, todo as graxas de origem animal ou derivadas do petróleo, não-renovável, foram totalmente substituídos por manteiga vegetais de palmáceas brasileiras.

AUMENTO DA CONCENTRAÇÃO de ATIVOS da BIODIVERDIDADE BRASILEIRA 

Entre as matérias-primas de origem vegetal, também estão os ativos da biodiversidade brasileira que são base das linhas de extratos vegetais corantes e auxiliares têxteis, como exemplo: açafrão-da-terra, urucum, erva-mate, castanha-do-brasil, sementes de andiroba, cacau, cupuaçu, entre outros.

Nos últimos anos, a equipe de P&D da ETNO Botânica busca inspiração na tradição popular ligada a cada um desses frutos, sementes, raízes e folhas – em que naturalmente oferecem, visando aumentar a concentração dos ativos naturais em nossos produtos, para que esses proporcionem ao produto final de nossos clientes os mesmos benefícios trazidos pela natureza.

Obtendo a concentração ideal de ativos nas fórmulas dos auxiliares têxteis, de modo a proporcionar o melhor resultado às roupas de nossos clientes, e assim as comunidades fornecedoras tenham maior demanda e, portanto, melhor renda, sem exercer pressão sobre a natureza. Estes avanços tecnológicos possibilitam que o umectante e igualizante da ETNO Botânica – Nature ETNO Lub PS®, por exemplo, oferece aos tecidos de algodão a mesma maciez e força que o leite de castanha-do-brasil, que nutri e provê aos povos da floresta.

Dúvidas comuns

Tencel e Modal são a mesma coisa?

Tecnicamente, não. Embora as duas fibras sejam considerados fibras nobres de raiom/viscose … O Modal é considerado micro-fibra de viscose => 2ª geração. Enquanto o Tencel é considerado micro-fibra de 3ª geração. Basicamente a diferença entre as duas fibras está na origem da celulose utilizada: 

Tencel® (origem Eucalipto reflorestado) e Modal® (origem Faia reflorestada)

Na fabricação destas fibras o Ciclo Produtivo é fechado => não é descartado nenhum tipo de resíduo ou produto químico para o meio ambiente. Os resíduos são utilizados na compostagem e retornam para as áreas de cultivo das duas arvores. 

Esperamos ter esclarecido as dúvidas frequentes e agradecemos pelo seu interesse pelo assunto.