Base de Conhecimento

Saiba mais sobre nosso setor de Cosmética.

A ETNO Botânica produz corantes e pigmentos naturais em diversas formas, para todos os tipos de aplicações cosméticas. Fornece linha completa de corantes e pigmentos naturais para cosmética.

A ETNO Botânica oferece para o segmento cosmético quatro (04) linhas de produtos:
    – Corantes Naturais Hidrossolúveis WS (coloração de produtos) 
    – Corantes Naturais Lipossolúveis OS (coloração de produtos base óleos e ceras vegetais)
    – Pigmentos Naturais em pó (maquiagem)
    – Pigmentos Naturais em emulsão: base água – WD; base glicerina – GD e base óleo vegetal – OD   (coloração de produtos)

Para a linha de maquiagens, bases e batons oferecemos linha completa de Pigmentos Naturais em pó:
    * Pigmentos Naturais Orgânicos em pó (na forma de Lacas Insolúveis de Corantes Naturais)
    * Pigmentos Naturais Inorgânicos em pó (origem mineral)
    * Pigmentos Naturais Perolados e em base mica e madrepérola

    * Pigmentos Naturais dispersos em emulsão aquosa; em glicerina ou óleo vegetal.

Cosmetica Conceito 03

Pedimos a gentileza do envio (via e-mail) de um breve resumo dos produtos que sua empresa está buscando desenvolver com linha de corantes e pigmentos naturais, para que possamos identificar quais são os produtos de nossa linha que possam vir a atender a sua necessidade.

CORANTES NATURAIS PARA COSMÉTICOS

A Linha ETNO Botânica – Corantes naturais para Cosmética oferece ao mercado de beleza, ativos naturais 100% solúveis, de alta performance para a indústria de cosméticos. São corantes vegetais elaborados com ingredientes funcionais cosméticos, com excelente aplicação em produtos de cosmética natural e cuidados da pele e cabelo.

EXTRATOS VEGETAIS CORANTES

Nossos corantes naturais – linha orgânica são extratos oriundos de diversas plantas tintoriais nativas dos diferentes biomas brasileiros. Todos obtidos a partir de fontes renováveis e biodegradáveis, isentos de corantes sintéticos (de origem petroquímica).

Os corantes naturais desta linha orgânica, possuem moléculas complexas classificadas pelos diferentes grupos cromógenos, que definem o tipo do corante vegetal e da planta que lhe deu origem. Incluem-se nesta linha compostos de origem vegetal denominados indigoides (azul), flavonoides (amarelo), carotenoides (laranja), taninos (castanho), antraquinonas (vermelho), clorofilas (verde), antocianinas (violeta) entre outros. 

Esta linha está disponível tanto na forma solúvel em água WS – Extratos Vegetais Corantes Hidrossolúveis, como solúveis em óleo OS – Extratos Vegetais Corantes Lipossolúveis. 

São todos 100% Solúveis.

Ampla gama de tons com excelente homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Todos os nossos corantes naturais – grau cosmético são compatíveis aos padrões e aprovados para uso em Cosméticos com Certificação Orgânica (ECOCert e IBD Certificações). Não realizamos testes em animais.

OBS: Muitos fatores podem afetar a estabilidade e atividade da cor dos corantes naturais (surfactantes, pH e tipo de base em sua aplicação), lembre-se que a mesma substância cromática pode resultar outra tonalidade em formulações diferentes.

CORANTES NATURAIS HIDROSSOLÚVEIS - WS

Nossa empresa possui linha de Corantes Naturais hidrossolúveis para uso cosmético.

Nossos Corantes Naturais WS são fornecidos na forma líquida, concentrados.

Não são em pó.

Nossas embalagens de amostras são frascos de 125 g.; 1,0 Kg e 5,0 Kg.

Não fornecemos amostras grátis.

Segue imagem com indicação das cores dos nossos Corantes Vegetais para Cosmética.

Para a cor Azul => indicamos nosso CORANTE NATURAL AZUL ÍNDIGO WS => Azul Índigo SOL

Esta forma de Azul Índigo é 100% Solúvel. Fornecida na forma líquida concentrada.

CORANTES NATURAIS LIPOSSOLÚVEIS - OS

A ETNO Botânica oferece ao mercado 04 Corantes Naturais Lipossolúveis – OS, são eles:

Amarelo Vegetal CL OS – Açafrão da terra # Curcuma longa

Vermelho Vegetal BO OS – Urucum # Bixa Orellana

Vermelho Vegetal CA OS – Páprica # Capsicum annuum

Verde Vegetal MS OS – Clorofila de Alfafa # Medicago sativa

Nossos Corantes Naturais OS são fornecidos já solúveis em Óleo de Mamona Extra Palle.

Forma concentrada em óleo vegetal.

Para a cor Azul, indicamos o Pigmento Azul da Prússia PP (origem mineral) ou o Pigmento Azul Índigo PP (origem vegetal), ambos fornecidos na forma pó.

Para aplicação dermatológica, indicamos nossa linha de Pigmentos Naturais em pó.

Caso tenha interesse em nossos pigmentos, favor visitar a página correspondente.

PIGMENTOS NATURAIS PARA COSMÉTICA

A Linha ETNO Botânica – Pigmentos naturais para Cosméticos oferece ao mercado de beleza, pigmentos naturais origem mineral e vegetal, de alta performance para a indústria de cosméticos. São pigmentos naturais elaborados com ingredientes funcionais cosméticos, para aplicação em produtos de maquiagem, batons, esmaltes, saboaria, cuidados da pele e cabelo.

Esta linha é indicada para maquiagem e batons, e também pode ser usada em Saboaria Artesanal.

Nossas embalagens para esta linha são: frasco 100 g – pote de 1,0 Kg e balde de 4,00 Kg
Não fornecemos amostras grátis.

Todos os nossos pigmentos naturais em pó são aprovados para uso em Cosméticos com Certificação Orgânica (ECOCert e IBD Certificações).
Não realizamos testes em animais.

Todos os pigmentos em pó podem ser dispersos em glicerina ou em óleo vegetal.
Se desejar, a dispersão pode ser realizada em nosso laboratório.
Para envio de orçamento, por gentileza informar quais os pigmentos que você deseja GD e/ou OD.

Caso necessite de Oxido de Zinco => Também fornecemos. 

PIGMENTOS NATURAIS – ORIGEM MINERAL

Cores Linha Inorgânicos em Pó

Nossos Pigmentos Inorgânicos em pó são oriundos de fontes minerais de origem natural, purificados e micronizados (moagem muito fina). São todos pigmentos insolúveis com certificado de origem (como por exemplo as argilas naturais coloridas e diferentes cores de óxidos de ferro encontrados no entorno de nossa sede, em Itamonte – MG. Além destes, o caulim – argila branca; depósitos de carbono como grafite; entre outras fontes de origem mineral – natural.

Nossos Óxidos de Ferro são de Origem Natural – Mineral: Óxidos de Ferro Naturais (amarelo, laranja, vermelho, preto e seus blends). Segue informação sobre as Rochas e solos de origem dos nossos óxidos de ferro: 

=> Goethita (ocre amarelado e alaranjado); 

=> Limonita (ocre e vermelho terrosos); 

=> Hematita (oxido de ferro vermelho e preto)  

Eles são todos produzidos em escala artesanal, coletados a mão na região das Terras Altas da Serra da Mantiqueira (1.600 a 2.000 m. de altitude em relação ao nível do mar). No entorno da nossa sede.

Esta coleta é feita a mão em pequenos lotes (+ou- 5,0 Kg por coleta), são minerais que afloram em meio a natureza, onde ocorrem de forma espontânea – purificados e moídos em nosso laboratório.

Não trabalhamos com óxidos de ferro sintéticos, como também não trabalhamos com óxidos de ferro oriundos de Mineração em Alta escala, processos nada ecológicos.

Estas substancias cromáticas de origem mineral, quando processadas de forma limpa, não causam impacto ao meio ambiente e não apresentam riscos a saúde humana, são pigmentos considerados atóxicos.

Nossos Pigmentos Inorgânicos em pó apresentam uma boa gama de cores e tonalidades, e também podem ser fornecidos em dispersões base água (WD), glicerina (GD) ou em óleo vegetal (OD), nestas formas apresentam excelente e ampla aplicação indicadas para Make-up, bases e batons. Todos os nossos pigmentos minerais são 100% insolúveis em água, óleos e ceras.

*Ampla gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

PIGMENTOS NATURAIS - LACAS DE ORIGEM VEGETAL

Cores Linha Orgânica em Pó

Todas as cores dos pigmentos da linha de origem orgânica, são Lacas insolúveis oriundas de “Extratos Vegetais Corantes” – são pigmentos naturais em pó de origem vegetal, obtidos por processos físico-químicos que não alteram as propriedades fitoterápicas originais das cores de sua constituição.

Disponíveis na forma insolúvel – estes Pigmentos Naturais em pó são denominados “Lacas de Origem Vegetal”, podendo ser aplicados como substancias cromáticas, em todos os tipos de produtos Cosméticos.

Os pigmentos em pó da linha orgânica de origem vegetal, possuem moléculas complexas classificadas em diferentes grupos cromógenos, que definem a origem bioquímica vegetal da substancia cromática natural, existente em sua composição. São precursores desta linha os corantes de origem vegetal denominados: indigóides, flavonoides, carotenoides, antocianinas, clorofilas, antraquinonas, taninos e outros compostos glicosídeos de origem vegetal.

 

 

Estas Lacas de Origem Vegetal, em comparação com as cores inorgânicos minerais, estão disponíveis na forma pó, em uma ampla variedade de cores e tons.

Apresentam fácil dispersão tanto em água, glicerina, quanto em óleo, e podem ser utilizados em produtos de composição base sólida (batons e blush, por exemplo), mas também em produtos líquidos e cremosos (como por exemplo: make-ups líquidos, mascaras, cremes e esmalte para unhas). 

Para uso em Cosméticos estes pigmentos são reconhecidos e aprovados pela FDA – órgão americano responsável pela sua aprovação. No Brasil estes produtos são aprovados o seu uso em cosméticos pela ANVISA.

*Ampla gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

Descrevemos abaixo linhas diferenciadas dos nossos pigmentos naturais em pó:

NATURE CLAY ETNO BOTÂNICA

Argilas funcionais com pigmentos especiais: são pigmentos em pó cujo principal objetivo é proporcionar à formulação de maquiagem um sensorial macio e boas características de aplicação, como por exemplo, a aderência do produto à pele. São pigmentos de baixo brilho, à base de argilas coloridas brasileiras e pura mica revestida com pigmentos naturais. Possuem aparência mate (sem brilho) com diferentes níveis de cobertura.

*Ampla gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

NATURE PEAR ETNO BOTÂNICA

Pigmento perolado cosmético em pó. Cores intensas, vivas e com brilho, prontos para uso, aprovados pelo FDA, à base de Mica Natural e óxidos de Ferro, pigmentos de origem mineral.

Com excelente brilho e cores metalizadas disponíveis nas tonalidades: prata, grafite, dourado, ouro velho, bronze, cobre, pérola e madrepérola. Podendo ser realizadas combinação de dois tons destes pigmentos perolados, para obtenção de uma nova tonalidade desejada.

*Boa gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

NATURE PEAR ETNO BOTÂNICA – LINE WHITE PLUS

Segunda geração da pigmentos perolescentes com ótima aplicação em qualquer produto cosmético ou de cuidado pessoal – “personal care”.

Suas tonalidades, em base branca, fornecem excepcional cobertura da pele, conferindo uma aparência próxima a natural. Apresentam excelente dispersão e brilho contínuo à todas as formulações cosméticas.

Suas tonalidades em base branca apresentam brilho aveludado com efeitos de interferência cintilante nas cores (azul, prata, cobre, dourado, verde, vermelho ou violeta).

Disponíveis em diferentes tamanhos de partículas, proporcionando efeito de “brilho” (em partículas maiores) ou de excelente “cobertura” (em partículas menores).

*Boa gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

NATURE SHELL ETNO BOTÂNICA

Pigmentos brilhantes nacarados com efeito madrepérola.

Pigmentos perolados grau cosmético em pó, aprovado pelo FDA, com efeito madrepérola, onde a cor é alterada de acordo com o ângulo de visão, cobrindo todo o espectro de cores. Com extraordinária estabilidade, esta linha apresenta intensa tonalidade de cores em níveis inigualáveis.

*Boa gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

Observações importantes 

Para pessoa física e compras coletivas a ETNO Botânica fornece KIT’s com Mínimo de 06 pigmentos para o frasco de 30 g. São KIT’s de 06 // 08 ou 10 pigmentos no frasco de 30 g… os quais Vc pode escolher em nossa loja virtual, quais serão os pigmentos que compõem o seu KIT. 

Nesta embalagem de 30 g. – o mínimo será de 06 frascos por kit. 

Não fornecemos amostras grátis. Não realizamos testes em animais.

Para o frasco de 100 g. todos os pigmentos em pó podem ser dispersos em glicerina ou em óleo vegetal.

Se desejar, a dispersão pode ser realizada em nosso laboratório.

Para envio de orçamento, por gentileza informar quais os pigmentos que Vc deseja GD e/ou OD.

Monte o seu kit de 06; 08 ou 10 pigmentos, na embalagem de 30 g. 

Observe que o valor informado em nossa loja é por unidade.

Os KIT’s são para o frasco de 30 g … sendo o menor KIT com 06 frascos.

Os valores descritos em nossa loja são individuais, para cada frasco … seja no frasco de 30 g. ou no frasco de 100 g.

Para o frasco de 100 g => Não será necessário formar KIT, fornecemos a unidade neste frasco.Escolha seis pigmentos => O valor total do KIT … será a soma dos valores de cada frasco de 30 g dos pigmentos selecionados por Vc. Se desejar repetir pigmentos, exemplo: 02 frascos do mesmo pigmento, também será possível.

PIGMENTOS NATURAIS PARA SABOARIA ARTESANAL

Para Saboaria Artesanal indicamos nossa linha de Pigmentos Naturais origem Mineral e Vegetal em emulsão base água. Trata-se de uma seleção de pigmentos naturais que apresentam excelente resistência a pH Alcalino.

Todos os Pigmentos Naturais selecionados para SABOARIA não possuem ingredientes de origem animal. Nenhum deles possui em sua composição Carmim de Cochonilha

E não realizamos testes em animais.

Esta linha de pigmentos na forma líquida, são emulsões de pigmentos micronizados (moagem fina) e após moagem estes são encapsulados e dispersos em emulsão base água.

Sendo mais seguros na forma líquida, evitando a inalação de pós; de fácil manipulação e pesagem.

Em contato com a pele não apresentam riscos, pois são partículas que não penetram na pele,

Por serem pigmentos insolúveis, não tingem a pele. E conferem cor a massa do sabão.

Veja as imagens das cores puras disponíveis em nossa loja virtual. 

Caso necessite de pigmento branco temos 02 tipos, ambos de origem mineral: Anatase (TiO2

e Oxido de Zinco (ZnO).

Esta linha é fornecida em frascos de 125 g; 1,0 Kg e 5,0 Kg.

A validade dos nossos pigmentos em emulsão base água é de 24 meses. 

O percentual de pigmentos nestas emulsões é em média de 50% … esta linha não são simplesmente pigmentos diluídos em água … trata-se de uma linha desenvolvida ao longo de 25 anos de pesquisa. 

Os pigmentos naturais utilizados nesta linha (forma líquida) foram selecionados após diversas baterias de testes e todos aprovados … e os mesmos passam por diversos processos até o envase. 

Resumindo … eles são resistentes a pH alcalino, apresentam solidez ao lavar, ao suor ácido, à luz … são moídos em moinhos especiais que utilizam esferas de vidro contra sistema de filtros em telas de aço inox que estabelecem o tamanho da partícula que passa por estas telas técnicas, produzidas com fios em aço inoxidável – Malha #325. 

Ao utilizar esta forma líquida, não serão encontradas partículas não moídas (como grãos de areia), dispersas em sua massa do sabão. O que não podemos garantir nos pigmentos em pó (visto que nesta forma PP, são os clientes (a maioria de make-up) os responsáveis por fazem a moagem fina e abertura dos pigmentos em seus equipamentos e moinhos especiais.

Por estes motivos, são estes os pigmentos que indicamos para Saboaria Artesanal, pela facilidade de sua manipulação, pesagem bem como sua segurança (evitando volatilização de pós). 

Em sua Aplicação indicamos adicionar de 0,2 a no máximo 2% destes pigmentos na forma líquida em relação ao peso da base de seu sabão. Exemplo: Para 1,0 Kg de massa … acrescentar de 2 a no máximo 20 g. de pigmento em emulsão aquosa (dependendo da intensidade da cor desejada).

E estes serão sempre, o último ingrediente a acrescentar na massa em sua formulação. 

O que possibilita efeitos de cores e desenhos no produto final.

*Boa gama de tons com boa homogeneidade entre lotes, isentos de impurezas.

Grau cosmético compatíveis aos padrões de certificação orgânica (IBD e Ecocert).

ARGILAS COLORIDAS – Cores Naturais

Existem diversos tipos de “Argilas coloridas” no Brasil.

São veios e depósitos de argilas encontrados na natureza, coloridas naturalmente pela ação do tempo, sol, chuva, condições geológicas e atmosféricas.

A ETNO Botânica utiliza estas argilas coloridas na linha de pigmentos para Cosmética, como também nas formulações de suas tintas naturais, em especial a PRIMA COLORE®.

Não somos uma mineradora que processa toneladas de argilas por dia.

Nossos lotes de argilas são em média, de 5 Kg por cor, para cada lote de produção. E sua coleta, beneficiamento e utilização são totalmente artesanais, em escala humana.

Trabalhamos com 12 cores de Argilas Coloridas, além da Branca e Perolada. Muito utilizadas para máscara facial, uso corporal em emplastos e também para uso capilar. 

OBS: Muitos fatores podem afetar a estabilidade e atividade da cor destes corantes e pigmentos (surfactantes, pH e tipo de base em sua dispersão), lembre-se que a mesma quantidade de uma destas substancias específicas podem resultar em tons diferentes em formulações distintas.

Dúvidas comuns

Para melhorar a sua experiência aqui no nosso site, trazemos aqui respostas para as dúvidas mais comuns que você pode ter. 

Gostaria de saber qual é a diferença entre corante e pigmento para uso cosmético?

Importante esclarecer esta dúvida recorrente. A Diferença é a Solubilidade. 

Os PIGMENTOS são insolúveis seja na água, óleo ou álcool …

Não existe pigmento solúvel. 

A substancia cromática, se é SOLÚVEL, em água ou óleo, será sempre um CORANTE.

Dicas: 

CORANTES NATURAIS SOLÚVEIS
Todos os corantes são solúveis em algum tipo de meio seja água, álcool ou óleo. Sendo solúveis podem penetrar na pele e irão tingir a pele humana (inclusive lábios) e permanecerão por dias colorindo a pele. Como uma pintura corporal de jenipapo ou hena. Logo, Corantes Naturais Não devem ser utilizados para maquiagem ou mesmo batons. Já para colorir produtos base água (como produtos de higiene corporal e cabelo), onde as quantidades de corantes são baixas, serão estes os indicados.
PIGMENTOS NATURAIS INSOLÚVEIS 
Todos os pigmentos NÃO são solúveis nos meios, seja água, álcool ou óleo. Após micronização (moagem fina) estes podem ser dispersos em água, glicerina ou óleos e ceras. Por serem pigmentos – insolúveis – não irão tingir a pele. Sendo facilmente removidos com demaquilantes, ou água e sabão. Logo, para a aplicações como maquiagens, bases e batons – são indicados estes os PIGMENTOS NATURAIS.



Qual seria a linha para saboaria, os corantes vegetais ou pigmentos naturais, o líquido ou em pó cremes corporais e cosméticos?

Nossa empresa oferece linha completa de pigmentos especiais para vários tipos de aplicações cosméticas.

Para Saboaria Artesanal => São indicados pigmentos naturais encapsulados na forma liquida (em emulsão aquosa), que oferece proteção as cores devido ao pH Alcalino elevado nos sabões produzidos pelo processo denominado cold process.

Para cremes, maquiagens, lips, gloss e batons => São indicados os Pigmentos Naturais em pó – uso cosmético. 

Para colorir produtos líquidos base aquosa como shampoos, sabões líquidos, entre outros, ou hidro alcoólicos como difusores aromáticos, etc.  => São indicados extratos vegetais, forma líquida, por serem solúveis.

Vocês vendem somente para empresas? Como faço para receber a tabela completa de corantes e pigmentos da Etno Botânica?

Atendemos pessoa física e jurídica. Grandes e pequenas quantidades.

Envie seus dados e suas solicitações, para que tipo de aplicação você procura pigmentos ou corantes, através do site e/ou e-mail contato@etnobotanica.com.br e recebera a tabela completa. Seja bem vinda.

Sua empresa fornece corantes e pigmentos para difusores, sabão em barra e velas aromáticas? Quais as cores dos corantes naturais para difusores, vamos utilizar para cada aroma uma cor. Não sei informar os C.I. das cores, vocês podem auxiliar nesta identificação?

Sim, somos fabricantes de linha completa de corantes e pigmentos naturais – grau cosmético, que para estas aplicações, devem ter seu uso permitido junto a ANVISA. 

São Linhas de Corantes diferentes devido ao antagonismo de solubilização (água/álcool x óleos/ceras).

Para colorir géis e difusores de ambientes temos a Linha de Corantes Naturais Hidrossolúveis – WS, Solúveis em álcool/água, fornecidos na forma líquida, concentrados.

Para colorir velas aromáticas temos a Linha de Corantes Naturais Lipossolúveis – OS, Solúveis em óleos. 

Para colorir sabões temos uma linha especifica para este tipo de aplicação, são os Pigmentos Naturais encapsulados, em emulsão aquosa.

Exemplo: Cor Azul => indicamos nosso CORANTE NATURAL AZUL ÍNDIGO WS => Azul Índigo SOL.  Esta forma de Azul Índigo é 100% Solúvel. Fornecida na forma líquida concentrada.

Quanto devo usar de corante natural para colorir meu shampoo?

Nossos extratos vegetais corantes são concentrados.  

Para definir a concentração a ser utilizada, faça uma diluição de 10 g de Corante para 01 litro de água destilada. E a partir desta diluição, determinar a quantidade necessária para obter a cor desejada em seu produto. 

Dica: Após diluição, alertamos para manter esta solução em geladeira. E após definição da quantidade, adicionar o corante diretamente na fase A de sua formulação. Ele deverá ser o último ingrediente a ser acrescentado.

Eu gostaria de usar pigmentos naturais para dar cor ao splash, que tem álcool, água deionizada, vai me servir?

 Sim   indicamos utilizar a Linha de Corantes Naturais Hidrossolúveis WS, 

por serem solúveis em água e álcool.

Dica: Para colorir soluções base álcool com Pigmentos Insolúveis, necessário transforma-la em Gel.

O Gel manterá os pigmentos em suspensão, sem que estes precipitem em sua solução.

Já no caso dos Corantes Naturais, estes por serem solúveis, não irão precipitam no fundo do frasco.

Quero comprar corantes naturais para fazer maquiagem e batom, qual é indicado?

Para as aplicações consultadas o correto é o uso de Pigmentos Naturais, por serem insolúveis.

Dica: Os corantes naturais não são indicados para maquiagem e batom, por serem solúveis em água (hidrossolúveis) ou em óleo (lipossolúveis) penetram na pele e podem colorir a pele ou os lábios por dias. Não é indicado o uso de CORANTE para Make-Up. 

A não ser que queira fazer pintura corporal ou uma tatuagem temporária, como a hena ou o jenipapo, por exemplo.

Que quantidade de corante devo acrescentar na formulação?

Depende do tipo de produto que você deseja formular. O uso de Corantes Naturais para colorir produtos cosméticos deverá ser sempre em baixas concentrações – para produtos base água (com + de 51% de água na formulação), apenas para dar cor ao produto – como shampoo, sabonete líquido, aromatizadores, perfumes, loções e géis aquosos entre outros.

Dica: Os Corantes Naturais são classificados pela natureza de sua solubilidade: 

– Corante Solúvel em Água => WS – hidrossolúveis (são a grande maioria deles); 

– Corante Solúvel em Álcool => Óleo-resinas como a curcumina por exemplo. 

– Corante Solúvel em Óleo => OS – Lipossolúveis (exemplo: urucum, clorofila, páprica)

E todos eles irão penetrar na pele, e podem tingir a pele se a quantidade for elevada.

, est. Ea, consequatur.

Qual a diferença entre os pigmentos orgânicos e inorgânicos? Um é melhor que o outro?

A diferença é a origem. Pigmentos Naturais Inorgânicos são de Origem Mineral (rochas moídas e purificados). Pigmentos Naturais Orgânicos são de Origem Vegetal (lacas insolúveis de corantes vegetais).

Todos os nossos pigmentos são de Origem Natural.

Dica: Os Pigmentos Naturais Inorgânicos são mais usados para bases (tons terrosos).

Já os Pigmentos Naturais Orgânicos podem ser utilizados para Make-up e batons.

Lembrando que existe no mercado pigmentos inorgânicos sintéticos (produzidos pelo homem a partir de sucata de ferro (podem conter substâncias tóxicas – dependendo do fabricante). E pigmentos orgânicos sintéticos derivados da Química Orgânica, também sintetizados pelo homem a partir de compostos petroquímicos – estes não são biodegradáveis e apresentam riscos a saúde humana. 

Seria possível comprar esses pigmentos com moagem ainda mais fina do que a convencional?

 SIM é possível. Realizamos serviços de moagem fina (micronização) dos pigmentos. 

Temos em nosso laboratório moinhos de bola nas capacidades de 300 g e 1,0 kg para cada pigmento.

Daria para saber a origem de cada cor? O vermelho urucum vem realmente da semente de urucum? As cores naturais “clay” que são feitas de argila, proporcionam os benefícios da argila no produto final?

 SIM, solicite o Descritivo Técnico dos pigmentos que está trabalhando. Neste descritivo está descrito a origem de cada cor. Quanto as propriedades e benefícios gerados, podemos auxilia-la com as informações que dispomos até o momento. 

No caso dos pigmentos para Cosmética, existe variação de cor entre lotes de sua fabricação?

Procuramos manter o padrão da cor entre lotes. Mas SIM, podem ocorrer pequenas variações das tonalidades das cores entre lotes, do mesmo pigmento.

Dica: Estas pequenas variações deverão ser corrigidas em sua formulação do produto cosmético, sempre que receber novo lote. Orientamos nossos clientes para que realizem testes, sempre que adquirir novo lote, para corrigir a formulação – caso necessário.

Como proceder para evitar a sensação da presença de “grão de areia” em maquiagem ou batom natural e qual equipamento é necessário para eu realizar a dispersão dos pigmentos? Trabalho com cosmética natural.

Sim, é importante esta dispersão do pigmento. Para quantidades pequenas, sugerimos realizar a dispersão com auxilio de uma Moleta e base de vidro, em movimentos circulares. Para quantidades maiores, A ETNO Botânica em seu laboratório, possui “moinhos de bola” – e nestes podemos fazer esta abertura/moagem dos nossos pigmentos – mediante solicitação. Esta operação tem custo. O mesmo acontece com os “pós compactos”: sombras, blush, bases em pó, iluminadores e outros. 

O que deve fazer para incorporar o pigmento em pó a minha formulação? Faço maquiagem natural.

Para “incorporar” é Necessário DISPERSAR e ABRIR os pigmentos antes de usá-los em suas formulações. Abra-os usando um almofariz e um pistilo para desmanchar os grãos do pigmento.

E para que espalhe melhor e tenha maior cobertura finalize a dispersão do pigmento utilizando uma Moleta sobre uma base de vidro e uma pequena quantidade de cera/óleo, isso fará com que todo o pigmento seja incorporado a cera/óleo, garantindo que não ficará nenhum grão disperso. 

Esta operação evitará que tenha grãos do pigmento que venham a ser percebidos ao passar o batom nos lábios. O correto é utilizar moinhos apropriados para esta operação. Mas para produção artesanal a “Moleta de vidro” irá funcionar muito bem, visto que nossos pigmentos já estão moídos.

 

Vocês fornecem declarações, certificado de origem e de não realização de teste em animais dos corantes e pigmentos que compramos?

Sim. Por gentileza envie-nos modelo das declarações solicitadas, que encaminharemos sua solicitação ao responsável. 

Dica: Importante Testes em animais A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou em 22/11/2022 o projeto de lei da Câmara (PLC) 70/2014, que proíbe o uso de animais em pesquisas e testes para produção de cosméticos. O texto segue para a Comissão de Meio Ambiente (CMA) em decisão terminativa.
Esta Lei deve ser sancionada nos próximos meses. Logo, não será mais necessário o envio de declaração de não realização de teste em animais. Isto é proibido por lei.

Eu trabalho com cosmética natural e tem um pigmento Mica rosa perolado que eu uso, que a ETNO não tem cor similar. O fornecedor diz que saiu de linha, esse pigmento é obtido por misturas? Vocês desenvolvem cores similares?

Sim, desenvolvemos novas Cores Especiais, com mínimo de 500 g por cor.

Solicite ao seu fornecedor o Descritivo Técnico deste pigmento rosa perolado. O fornecedor irá informar quais os C.I.’s (Colour Index Nº) dos pigmentos que compõem esta “Mica rosa perolada” e nos envie juntamente com 01 grama deste pigmento, assim poderemos desenvolver contra tipo deste pigmento que saiu de linha. 

Posso comprar o kit de pigmentos naturais no frasco de 30 g. já disperso em glicerina? com a dispersão feita por vocês existe custo adicional? E posso comprar o frasco separado?

Fazemos dispersões a partir de 100 g. para quaisquer pigmentos de nossas Linhas com taxa de serviço adicional. Para os KIT’s (frasco de 30 g ) não fazemos dispersões e os frascos não são vendidos separadamente.  

 

Após a dispersão o produto ainda continua em pó?

Os pigmentos em pó são dispersos em meios líquidos: seja uma emulsão aquosa,

dispersão em glicerina ou em óleo vegetal. Após a dispersão o pigmento estará em um destes meios na forma líquida.

E eu posso misturar esses pigmentos pra obter a cor que eu quero?

SIM, nossos pigmentos podem ser misturados entre si. 

Dica: Para obter um blend com qualidade, utilize um Almofariz e pistilo inicialmente. Passe a mistura em uma peneira técnica Malha #200. E depois, já na base de sua formulação, faça a abertura dos pigmentos utilizando uma Moleta e base de vidro.

Qual a diferença entre pigmento laca e pigmentos minerais das distintas cartelas?

A diferença refere-se a origem.  O termo “laca” é adotado para pigmentos obtidos a partir de corantes vegetais. Dos nossos corantes vegetais, 98% são substâncias solúveis em água, álcool ou em óleo. Nossas lacas são o resultado da transformação de um corante vegetal solúvel => para a sua forma pigmento insolúvel. Já os nossos pigmentos minerais são rochas moídas, coletadas na natureza, que por processos de purificação e moagem fina, são transformados em pigmentos em pó finíssimos. 

Cada pigmento mineral de nossa linha tem sua rocha mãe – da qual se origina. 

Quanto a “sustentabilidade". Quais são as jazidas de onde extraem as micas e pigmentos minerais? Muitas clientes me perguntam sobre a origem da mica e o processo de extração dela, sabendo que temos vários problemas socioambientais ligados à extração de pigmentos minerais.

  A coleta de nossos Pigmentos Minerais, incluso a Mica, é artesanal, feita a mão, nas trilhas e caminhos do entorno de nossa sede, localizada nas Terras Altas da Serra da Mantiqueira, sem gerar nenhum tipo de impacto ambiental para a sua obtenção. Nossos pigmentos naturais respeitam normas e procedimentos de certificadoras para produto cosmético com certificação orgânica. Eles são aprovados para uso em produtos certificados pelo ECOCert e IBD Certificações. Não somos uma indústria que processa toneladas de minérios. Cada pigmento mineral de nossa linha tem sua rocha mãe – da qual se origina.

Os pigmentos inorgânicos da ETNO Botânica são de que origem? E os óxidos de ferro?

Nossos Pigmentos Naturais Inorgânicos são de Origem Mineral (rochas moídas e purificados). Segue informação sobre as Rochas e solos de origem dos nossos óxidos de ferro: 

=> Goethita (ocre amarelado e alaranjado); 

=> Limonita (ocre e vermelho terrosos); 

=> Hematita (oxido de ferro vermelho e preto)   

Estes pigmentos inorgânicos são totalmente livres de metais pesados?

A afirmação “totalmente livre de metais pesados” irá depender de cada um dos pigmentos.

Se considerarmos o Ferro (como metal pesado) – todo pigmento denominado óxido de ferro contém Fe em sua composição. 

A questão ligada a toxicidade destes “metais pesados”, está relacionada a presença destes “metais na forma livre – solúveis” => sais solúveis de metais que poderão ser absorvidos pelo organismo. 

No caso destes Pigmentos Naturais de origem Mineral, por estarem na forma insolúvel e por terem sido formados e lavados por longo tempo pelo intemperismo, na natureza, eles não apresentam metais pesados livres – solúveis.

Dica: O adjetivo “pesado” é literal, resultado desses elementos químicos serem muito densos – isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros. Para ter uma ideia, 1 cm3 (centímetro cúbico) de um metal considerado leve, como o magnésio, este pesa 1,7 gramas. Já 1 cm3 de qualquer metal pesado terá pelo menos 6 gramas, em balança de precisão. 

Os metais pesados mais comuns presentes na Tabela Periódica (Química) são: sódio, potássio, bário, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel, magnésio, arsênio, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho, tungstênio, cromo, cobalto e manganês. 

O que são pigmentos inorgânicos sintéticos? Qual a diferença destes com os minerais?

São óxidos de ferro sintetizados pelo homem. 

Produzidos a partir de sais solúveis destes metais, que ao reagirem com outros sais minerais, complexam e precipitam na forma insolúvel. 

Mas se não forem muito bem lavados e neutralizados, podem conter metais livres que não foram complexados durante a reação. 

Podemos afirmar que nossos Pigmentos Naturais em Pó – grau cosmético da ETNO Botânica não possuem Metais Pesados Livres em sua composição. 

Dica: Existem Óxidos de Ferro (pigmentos inorgânicos) de origem sintética e óxidos de ferro de Origem Natural. 

Infelizmente a indústria não utiliza nomenclatura diferenciada, quanto a sua origem.

Os óxidos de ferro sintéticos são produzidos a partir de sucata de ferro, independente de sua origem e grau de contaminação. Sucatas de depósitos de ferro velho, de carros sucateados, entre outros.

E a fabricação em alta escala destes óxidos não é nada ecológica.

Estes óxidos produzidos pela indústria possuem contaminação de metais pesados, oriundo de tintas e outras ligas que acabam sendo derretidas a Altas Temperaturas (1.000 a 2.000ºC).  

Gostaria de saber se as cores verde, azul e violeta podem ser usadas em batons. Li no site, que alguns pigmentos não deveriam ser colocados na boca. Poderia me esclarecer?

A restrição para a área dos lábios é apenas para pigmentos denominado Ultramarino (Pink, azul e violeta), os demais pigmentos naturais em pó de nosso portfolio, podem SIM ser utilizados para batons. 

Os pigmentos blend para base de maquiagem deve ser aplicado em que concentração, para atingir a cobertura necessária no rosto?

Para responder a sua pergunta seria necessário descrever qual é a formulação de sua base para maquiagem e quais serão os blends de pigmentos que pretende utilizar nesta formulação.

Dica: Somos fabricantes de pigmentos naturais para cosmética, se for do seu interesse, nossa empresa presta serviços no desenvolvimento de formulações cosméticas.

Sobre a emulsão de maquiagem, pensei em pigmentar só com os tons de pele indicados, precisará de mais alguma carga mineral?

Precisaríamos conhecer a textura e formulação da sua emulsão para maquiagem, para precisar quantidades. Nos envie através do site ou e-mail contato@etnobotanica.com.br   

Dica: Para aplicar pigmentos nos tons de pele inicie com 10% de pigmento em relação ao peso final de sua base. Para maior cobertura, poderá chegar até 30% de pigmentos em sua base oleosa. 

Sugerimos realizar testes de intensidade das cores e cobertura ideal.

Vi que não é mencionado que os pigmentos são solúveis em óleos ou manteigas, me explica? Vou fazer cosméticos: cremes, batons, sombras com manteigas vegetais, os pigmentos vão me servir?

SIM, nossos pigmentos naturais em pó são indicados para Make-up, na produção de cosméticos como cremes, batons, sombras – dispersos em manteigas vegetais.

Pigmentos não são solúveis em óleos ou ceras. 

Se fossem solúveis penetrariam na pele – pigmentando a pele por dias. 

Os Pigmentos são insolúveis, mas podem ser dispersos em óleos e ceras. 

Os pigmentos perolados são feitos de mica natural? Poderia me enviar maiores informações sobre a origem e extração destas matérias primas?

Sim!  Nossos pigmentos denominados “Pérola” são produzidos em base a MICA natural. Fornecemos os pigmentos perolados base MICA mineral em sua cor natural, e também envolvida por óxidos de ferro que resultarão em pigmentos perolados nos tons metálicos (prata, dourado, bronze e cobreado).

Nossa Mica é coletada de forma artesanal nas Terras Altas da Serra da Mantiqueira, no entorno da nossa sede. Minerais que afloram em meio a natureza, ocorrendo de forma espontânea e sendo coleta a mão em pequenos lotes.

Os pigmentos perolados de origem vegetal podem ser nas mesmas cores dos de origem mineral ou são cores de origem vegetal com toque cintilante.

Os perolados de origem mineral apresentam coloração que lembra os tons metálicos (prata, ouro, bronze e cobre). 

Os perolados de origem vegetais, dependendo da cor podem apresentar o mesmo efeito, como os amarelos, vermelho pau-brasil e o preto de carvão de bambu. 

Já as cores azul, verde, violeta, magenta e outros vermelhos vegetais por apresentaram cores vivas, ganham brilho ao serem utilizados para revestir a mica.

Vocês vendem óxidos de ferro e dióxido de titânio?

Sim Somos fabricantes destes pigmentos minerais para cosmética. 

Nossos pigmentos minerais são óxidos de ferro que pode ser amarelo, alaranjado, vermelho e preto.

Já todos os castanhos e marrons são misturas destes 04 citados acima, aos quais denominamos “blend”.

Já o Dióxido de Titânio (TiO2) é o Pigmento Branco Mineral extraído da rocha Rutilo ou da rocha denominada Anatase, sendo esta última a mais indicada para aplicações cosméticas.

O pigmento natural orgânico é insolúvel?

SIM Todos os nossos PIGMENTOS de origem vegetal são insolúveis. 

E todos os CORANTES de origem vegetal são solúveis. 

Esta é a diferença básica entre eles. A solubilidade.

Dica: Corantes solúveis não devem ser utilizados para maquiagem e batom pois podem penetrar na pele e colorir a pele por dias, como hena e jenipapo (pintura corporal).

Gostaria de saber se os pigmentos vermelhos da ETNO são solúveis em óleos e se eles colorem apenas o produto e não pigmentam a pele?

Pigmentos não são solúveis nem em água nem em óleo. 

Esta é a diferença básica entre corantes e pigmentos. Por serem insolúveis, os pigmentos não tingem a pele nem os lábios, e são facilmente removidos com água e sabão ou um demaquilante. 

Dica: Todos os nossos pigmentos naturais podem ser dispersos em óleo vegetal. Mas este processo deve ser feito utilizando equipamentos apropriados, para não apresentar grãos do pigmento não dispersos em seu produto final. Se preferir, podemos fornecer o pigmento já disperso em óleo vegetal de Mamona Extra Palle.

Vamos utilizar o pigmento vermelho em balm concentração de 70 a 80% em óleo, eles são dispersáveis? Como faço para melhorar a intensidade da cor do batom?

Sim . Nossos pigmentos naturais em pó podem ser dispersos em óleo ou em glicerina. 

Para garantir que não haverá grãos do pigmento sem dispersão em seu lip balm necessário abrir os pigmentos antes da formulação final. 

Todos os pigmentos vermelhos da nossa linha são realmente muito intensos.

Dica: Realize testes antes de definir a concentração destes em sua formulação, 50% em óleo será suficiente. 

Para uma maior cobertura em seu balm, abra os pigmentos na formulação. Para isso é necessário atrito destes contra uma superfície levemente porosa, onde o pigmento não tenha penetração.

Os Pigmentos Naturais ETNO Botânica (Origem Mineral e Origem Vegetal) para uso em batom devem ser bem dispersos na fase oleosa, necessário ABRIR O PIGMENTO em parte do óleo ou cera de sua formulação. 

Dica: Abrir o pigmento significa gerar atrito – provocar a dispersão fina da partícula – aumentando a cobertura da cor na massa ou base do produto cosmético. Evitando a sensação da presença de “grãos de areia” em seu batom. 

Nos processos artesanais inicialmente utilize um almofariz e pistilo e depois faça uso de um instrumento denominado => Moleta sobre base de vidro, em movimentos circulares. 

Realizando esta operação, será possível obter excelente resultado. 🙂

Quanto devo diluir ou dispersar estes corantes naturais para uso em balm - base silicone?

Sim Mas quero esclarecendo uso de palavras mais apropriadas para os produtos cosméticos.

Diluição => refere-se a uma solução, onde seu uso correto será para Corantes Naturais, visto que estes são solúveis. Passiveis de diluição.

Dispersão => refere-se a uma emulsão, onde seu uso correto será para Pigmentos Naturais, visto que estes são insolúveis. Mas passíveis de serem dispersos em meios como água (emulsão aquosa); glicerina (emulsão em glicerina) ou óleo (emulsão oleosa).

Para Pigmentos Naturais em pó podemos realizar a dispersão de nossos pigmentos em água, glicerina ou em óleo vegetal. Não trabalhamos com silicones (estes não são biodegradáveis). Necessário verificar a compatibilidade do tipo de silicone em questão.

Melhor fazer as dispersões de nossos pigmentos em pó, diretamente no silicone utilizado.

As lacas que vocês têm, que são dispersas em água, não ficam precipitadas? Qual a solubilidade das lacas vegetais em pó?

para esta linha, nossos pigmentos naturais são dispersos em uma emulsão aquosa, permanecendo em suspensão, sem precipitar e são 100% insolúveis nos meios: água, álcool e óleos.

As cores dos pigmentos vegetais se mantêm estáveis quando adicionado em uma formulação?

Correto, pigmentos são insolúveis, diferente dos corantes naturais que são instáveis às variações de pH, temperatura e solidez a luz.

A Etno trabalha somente com pigmentos naturais?

CORRETO! nossa empresa SÓ TRABALHA COM CORANTES E PIGMENTOS NATURAIS. 

Não utilizamos substâncias cromáticas derivadas da petroquímica e nossos pigmentos minerais são produzidos em escala artesanal a partir de rochas e depósitos sedimentares existentes no entorno de nossa sede. Não trabalhamos com matérias-primas oriundas de grandes mineradoras (poluentes e sem respeito sócio ambiental).

Gostaria de saber se o preto carbono vegetal é preto puro ou se seria algo pro cinza escuro.

O pigmento natural em pó Preto Carbo Vegetalis é um Preto intenso, com alta pureza, muito procurado para delineadores, rímel entre outros.

Para um gloss labial anidro, ele reage conforme o pH da pele? resulta cor natural única para cada boca?

Um gloss anidro com pigmentos naturais não irá alterar de cor dependendo do pH da pele. Quem sofre alteração de cor pelo pH são corantes naturais e estes não são indicados para gloss labial.

Para colorir batons e gloss, devemos utilizar os corantes lipossolúveis?

Para a aplicação citada, o correto é a aplicação dos Pigmentos naturais em pó, estes são insolúveis; porém após micronização (moagem fina como talco) estes pigmentos podem ser dispersos em óleos e ceras. E por serem insolúveis, não irão penetrar na pele, nem nos lábios. Sendo de fácil remoção da pele com água e sabão.

Os Corantes Lipossolúveis irão tingir os lábios, não são indicados para esta aplicação.

O pigmento 32 azul anil é composto por índigo vegetal? Gostaria de produzir sabão e maquiagem.

Sim Trata-se de uma Laca de Índigo vegetal, desenvolvida para uso em maquiagem (make-up). Esta é uma das melhores formas de Índigo, para uso em Make-up e Saboaria artesanal.



Para batom, gostaria de saber se essas lacas podem ser misturadas para obtenção de outras cores?

SIM Nossos pigmentos origem vegetal, podem ser misturados entre si. 

Os pigmentos minerais apresentam maior densidade, então para não haver formação de fase durante o esfriamento.

Dica: O cuidado a ser tomado é com relação a temperatura. Ao aquecer ceras para incorpora-los, trabalhe com a menor temperatura possível.

Magenta é um vermelho rosado?

Todos os “vermelhos” (onde o magenta é um deles), quando aplicados em baixa concentração ou misturados com pigmentos brancos – resultam em diferentes tons da cor “rosa”. 

Cada um dos pigmentos vermelhos resultará em um tom da “cor-de-rosa” diferente.

O nome “cor-de-rosa” provém da semelhança com a cor da espécie de flores da família das Rosaceae. Se você pesquisar, vai descobrir que a cor denominada “rosa” não existe no espectro visível de cores, e ela não é considerada cor pura.  A cor-de-rosa, ou cor de rosa, rosáceo ou rosado, é uma cor intermediária entre o branco e os diferentes tipos de pigmentos denominados “vermelho” (onde o magenta é um deles).

O óxido de ferro branco pode ser misturado com lacas?

Sim, estes pigmentos brancos podem ser misturados com as lacas de origem vegetal.

Você deve estar se referindo aos pigmentos brancos: Anatase (TiO2) – dióxido de titânio e o óxido de zinco (ZnO)

Dica: Para conseguir homogeneidade em seu batom indicamos a “abertura” dos pigmentos durante a mistura na massa. Em processos artesanais, faça uso de pistilo e almofariz, e depois realize a abertura fina com uma Moleta e base de vidro.

O Óxido de Zinco de vocês é nano, pode ser usado em protetor solar?

Nano-partículas NÃO são aconselháveis para cosmética facial e corporal.

Partículas insolúveis muito finas (nano partículas) podem penetrar na pele e entrar na corrente sanguínea. E definitivamente não são aconselhadas para bloqueadores solares, cosmética facial e corporal.

Estas nano-partículas insolúveis (pigmentos – incluso os óxidos) podem impedir a respiração natural da pele, penetrando nos poros e na corrente sanguínea, sendo de difíceis remoção com demaquilantes , água e sabão. 

Nossos pigmentos naturais, após micronização (moagem fina), são peneirados, passam por malha #325 mesh o que equivalente a 44 µ (mícron), granulometria Igual ao “talco”.

A partícula que denominamos “talco”, varia de 10 a 20 µ. Para melhor compreensão => 01 milímetro = 1.000 µ … Já 01 µ (um mícron) equivale a 1.000 nano metros (Nm). 

Como filtro e bloqueador solar, o creme com óxido de zinco tem eficácia comprovada. Não só ele atua como filtro físico, impedindo que os raios solares atinjam diretamente a pele a ser protegida como, tem ação eficaz também no bloqueio da radiação UVA e UVB – pois suas partículas refletem essa radiação impedindo que a mesma penetre na pele.

Dicas: O Óxido de zinco tem excelentes propriedades benéficas a pele humana pela sua ação antisséptica, e ação adstringente sendo muito adequado seu uso em casos de acne, espinhas e furúnculos. 

O amplo uso do óxido de zinco tem a ver com a sua capacidade de inibir o crescimento de micro-organismos e fungos. 

Outro benefício do uso dermatológico do óxido de zinco é a redução da vermelhidão cutânea, como sintoma secundário dos processos inflamatórios. Na medicina, o óxido de zinco entra em tratamentos de problemas dermatológicos como eczema, dermatites diversas, psoríase, vermelhidão da pele, acne e queimaduras. Ele é usado na formulação de cremes e pomadas em concentrações que variam de 10 a 15% (em alguns casos específicos, esta concentração pode atingir 50%).

Para colorir sabão em barra, nos processos de saponificação, qual o corante mais indicado?

Para Saboaria Artesanal indicamos nossa linha de Pigmentos Naturais origem Mineral e Vegetal em emulsão aquosa. Trata-se de uma seleção de pigmentos naturais que apresentam excelente resistência a pH Alcalino. 

Todos os Pigmentos Naturais selecionados para esta linha não possuem ingredientes de origem animal.

Estes pigmentos após micronização (moagem fina), são dispersos em emulsão base água, sendo mais seguros na forma líquida, evitando a inalação de pós e de fácil pesagem e manipulação. 

Em contato com a pele não apresentam riscos, pois são partículas que não penetram na pele, por serem pigmentos insolúveis, não tingem a pele. E conferem cor a massa do sabão.

Ele se adapta no “cold process” (alguns corantes naturais tendem a escurecer no processo de saponificação, porém já trabalhei com o índigo puro e consegui obter a cor desejada)

 Nossa empresa possui linha de pigmentos naturais desenvolvida para Saboaria cold process.

Caso tenha interesse podemos fornecer o pigmento Índigo Vegetal.

Em saboaria artesanal podemos utilizar os corantes hidrossolúveis e lipossolúveis?

Os corantes naturais hidrossolúveis e lipossolúveis são muito sensíveis a pH Alcalino.

Para saboaria artesanal indicamos nossa linha de Pigmentos Naturais em emulsão aquosa => desenvolvidos para Saboaria Artesanal (cold e hot process)

Para a cor lilás (vi que vocês trabalham com o violeta, porém achei ele muito escuro) consigo deixar mais para o lilás usando pouca quantidade?

Sim  

Para se obter a cor lilás na massa de seu sabão, utilize 0,2% do Violeta ETNO Campeche. 

Evite óleos vegetais que resultem massa amarelada. Utilize óleos vegetais que resultam em uma massa clara, mais branca. 

Dica: para 1,0 Kg de Massa => 2 gramas do pigmento na forma líquida). 

Acrescente 01 grama => bater até homogeneizar, observar a cor, se necessário acrescente + 01 grama. Se a massa estiver amarelada, será necessário acrescente o pigmento Branco ETNO Rutilo. 

Preciso de um azul mais escuro do que o azul ultramar, qual devo utilizar para sabão?

O Azul Ultramar é violáceo. Para o tom do azul consultado => melhor utilizar o Azul ETNO Laca IND. 

Dica: Para cores intensas recomendamos acrescentar no máximo 2% de pigmento em relação a massa. 

Para 1,0 Kg de Massa => 20 g do pigmento Azul ETNO Laca IND 

Por qual pigmento vermelho posso substituir o urucum? A cor do sabão ficou laranja e depois marrom?

Dos nossos pigmentos vermelhos para saboaria cold process, para o vermelho, indicamos o pigmento PO37 Vermelho ETNO Garance PP CI No. 73915, que corresponde ao pigmento na forma líquida denominado – Vermelho ETNO Carmim (raiz de Rúbia ou Garance)

Dica: O tom vermelho encontrado na semente de urucum pode sofrer hidrolise em pH Alcalino elevado, e o corante vermelho (bixina) encontrado na semente será convertido em corante laranja (norbixina) e com a cura do sabão pode desnaturar, ficando marrom. 

Comprei dois pigmentos da ETNO Botânica: o Azul Índigo Laca e o Vermelho Carmim Rúbia. Porém, não estou conseguindo atingir o tom lilás numa formulação de sabonete. Qual proporção devo colocar de cada um dos pigmentos, acima mencionados, para atingir o tom lilás, considerando que estou formulando um 1kg de sabonete, tendo como base 700g de Óleos Vegetais.

Para obtenção da cor lilás, além dos pigmentos adquiridos, será necessário a adição do pigmento Branco ETNO Rutilo. 

A partir da combinação Vermelho ETNO Carmim + Azul ETNO Laca IND, primeiro precisamos chegar no tom da cor Violeta desejada e a partir desta, com adição de pigmento branco obtemos o tom lilás.

Dica: Tome cuidado na escolha dos óleos para que a massa do seu sabão não fique muito amarelada. 

Se a cor do sabão for muito amarelada, o violeta resultará na cor cinza. 

Caso a massa seja amarelada, para obter a cor lilás será necessário a adição do pigmento Branco ETNO Rutilo.

O preto vi que tem nogueira e hematita. Pela imagem é tudo preto. Há alguma diferença?

A diferença são as origens e densidades. 

O preto hematita é de origem mineral (rocha do mesmo nome) este apresenta maior densidade, e o preto nogueira é de origem vegetal com menor densidade. 

Dica: Para saboaria artesanal o mais utilizado é o Preto ETNO Hematita (origem mineral).

Consigo obter a cor rosa se misturar o vermelho Carmim com a dolomita (isso na saboaria)?

A dolomita como carga de cor branca, poderá auxiliar no clareamento do pigmento Vermelho ETNO Carmim, que para a cor rosa, deverá estar em baixíssima concentração na massa (0,2% do pigmento). Dica: A dolomita não é um pigmento branco, em sua massa de sabão ela será quase transparente. Para obter tons de rosa a partir dos vermelhos, necessário adicionar o pigmento Branco ETNO Rutilo. E cada tipo de pigmento vermelho, resultará em um tom de rosa diferente.

Trabalho com cosmetologia natural e gostaria de saber se fornecem argilas para fins cosméticos? Qual seria o percentual de pigmento necessário para colorir a argila?

Nossas argilas coloridas são utilizadas em nossas formulações. Não comercializamos nossas matérias-primas. 

Dica: Para colorir Argilas para uso Cosmético a quantidade de pigmento a ser utilizada irá depender do tipo de argila utilizada, da cor final desejada e da técnica empregada para realizar esta mistura. 

Gostaria de comprar corantes para velas feitas com cera de abelha. Tem azul? Quais cores tem?

Bem vinda! Para colorir “velas” produzidas com ceras vegetais ou mesmo cera de abelha, indicamos nossos Corantes Naturais Lipossolúveis. 

Estes são fornecidos na forma líquida em Óleo de Mamona Extra Palle (Forma concentrada em óleo vegetal). Trabalhamos com Amarelo Vegetal CL OS – Açafrão da terra # Curcuma longa, Vermelho Vegetal BO OS – Urucum # Bixa Orellana, Vermelho Vegetal CA OS – Páprica # Capsicum annuum, Verde Vegetal MS OS – Clorofila de Alfafa # Medicago sativa.

Para a cor Azul, indicamos o Pigmento Azul da Prússia PP ou o Pigmento Azul Índigo PP, ambos fornecidos na forma pó, ou dispersos em óleo vegetal.

Saberia informar quais são os corantes naturais solúveis em óleos vegetais e ceras?

Temos em linha 04 corantes naturais solúveis em óleos vegetais e ceras: 

Amarelo Cúrcuma, Vermelho alaranjado Urucum, Vermelho Páprica, Verde Clorofila e para a cor Azul, a forma que apresenta melhor solubilidade em óleo/cera é o Pigmento Azul da Prússia (origem mineral) ou Azul Índigo (origem vegetal).

Dica: Para que estes pigmentos (azul) não apresentem “pontinhos” não dispersos em sua vela, é necessário abrir o pigmento em parte de sua cera e após a abertura, deverá diluí-lo na cera total, antes de colocar nas formas. 

Nossos Pigmentos Naturais em pó podem ser fornecidos já dispersos em óleo vegetal. 

Gostaria de mais informações sobre cores das Lacas de origem vegetal. Estava lendo no site que elas são em pó, solúveis à óleo, acredito que darão certo para pigmentar velas 🙂

Sim Pigmentos não são solúveis, mas podem ser utilizados para colorir velas.

Por serem insolúveis e não desnaturem com a queima, poderão se depositar no castiçal (junto a cera derretida). 

Dica: Para uso de pigmentos, importante realizar testes, e provavelmente utilizar um pavio mais grosso (para garantir a queima de sua vela colorida).

Para abrir o pigmento, tem alguma proporção ideal, do pigmento em relação a cera? Para abrir o pigmento, será que daria certo utilizando pistilo?

  inicie com 2% = 10 g de cera para 0,2 g de pigmento. 

Aumente a quantidade de pigmento somente se necessário. 

O importante é ter controle sobre a massa e garantir que todo o pigmento se dispersou na cera, sem deixar grãozinhos, resultado obtido com a Moleta e base de vidro. 

A Abertura de pigmento de forma artesanal, aconselhamos o uso sim do Gral (Almofariz) e Pistilo de porcelana, porém, sem a mesma “sensibilidade” da Moleta/Vidro. 

Dica: Para abrir com perfeição, melhor usar Moleta de vidro. Este é o equipamento utilizado pelos artistas, na produção de suas próprias tintas.

Vocês trabalham com glitter biodegradável ecológico? Teria outra opção para o “glitter ecológico”?

Temos Mica Natural em flocos, com tamanho de partícula, semelhante ao glitter de poliéster. 

Ótimo substitutivo. Nossos pigmentos perolados são elaborados com Mica Mineral e estes podem ser fornecidos com as partículas no mesmo tamanho do glitter de poliéster.

 A Mica Mineral que utilizamos não são atóxicas. Por ser um mineral inerte, permanecerá na natureza.

Dica: O produto vendido no mercado com este nome glitter biodegradável e ecológico” é elaborado a partir de lâminas de ágar-ágar (extraído de algas marinhas) coloridas com corantes alimentícios => estes corantes não são naturais e não são biodegradáveis. 

Vocês trabalham com pigmento para glitter ecológico? Vi que pode ser produzido com Ágar-ágar. Consegue me orientar?

Sim Você pode utilizar nossa Linha de Micas. Os nossos pigmentos denominados “Pérola” são produzidos com MICA natural.

O Ágar-ágar é uma substancia hidro coloidal gelatinosa extraída de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas. Consiste em uma mistura de dois polissacarídeos: agarose e agaropectina. Essas substâncias funcionam como um carboidrato estrutural presente na parede celular de diversas algas. 

O ágar-ágar é insolúvel em água fria, porém, quando dissolvido em água e aquecido em constante movimento, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso original, formando um gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de ser atóxico.  

Para a produção de “bio glitter” em ágar-ágar => utilize nossa linha de Corantes Naturais hidrossolúveis, em baixa concentração, o polímero formado pelo ágar-ágar impedirá que o corante migre para a pele. 

Nossa empresa não produz glitter a partir de ágar-ágar. 

Podemos fornecer os corantes naturais para a produção do seu glitter biodegradável.

Quais são os pigmentos naturais indicados para esmaltes de unhas? Os pigmentos naturais em pó podem ser utilizados em formulações de esmaltes?

Para colorir esmaltes para unhas oferecemos linha de PIGMENTOS NATURAIS em pó, são estes os indicados. Mas será necessário a abertura destes pigmentos na base do esmalte, evitando a presente de grãos de pigmento sem estarem dispersos.

Gostaríamos que nos indicasse algum corante/pigmento que poderia ser utilizado em esmaltes à base de água e removíveis com água morna, tendo em vista que estamos estudando a colocação desse tipo de produto para atendimento ao público mais jovem.

  Indicamos a mesma linha utilizada para Saboaria => Pigmentos Naturais em emulsão aquosa são os indicados para esmalte base água. Para não haver separação de fase em seu produto líquido, necessário incorporar a fórmula um agente de emulsão, para manter as partículas finas dos pigmentos em suspensão.